Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Itinerário Mestrado
Início do conteúdo da página

Itinerário Mestrado

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 11h14 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 10h23

Índice de Artigos

ITINERÁRIO FORMATIVO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

1. A estrutura curricular do curso é constituída pelas seguintes etapas de estudos, compostas por disciplinas e atividades complementares a saber:

  1. Disciplinas: Formação pedagógica e epistemológica; Formação disciplinar em Ciências e/ou Matemática; Formação complementar; Pesquisa de mestrado (PM) e Prática de estágio supervisionado (PES) - 31 créditos. 
  2. Atividades Complementares: Participação ativa em um grupo de pesquisa; Publicação de trabalhos científicos; Apresentação do certificado de aprovação em um teste de suficiência de língua inglesa, com aproveitamento mínimo de 50%; Seminário de pós-graduação (SECIM); Exame de qualificação de mestrado; Defesa da dissertação de mestrado; e Desenvolvimento e apresentação de um produto educacional, produzido com base no trabalho de mestrado - 14 créditos. 

1.1. A integralização das disciplinas necessárias ao mestrado é expressa em unidades de crédito. Cada crédito cursado tem a equivalência de 15 horas de aula teórica e/ou prática.

1.2. O curso de mestrado caracteriza-se pela flexibilidade, proporcionando ao discente, obedecida à legislação pertinente, ampla oportunidade de iniciativa na composição de seu programa de estudos, respeitada a estrutura curricular.

2. O itinerário formativo do mestrado prevê disciplinas organizadas em cinco categorias, a saber:

  1. Formação Pedagógica e Epistemológica em Mestrado – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas de formação pedagógica e epistemológica, ensejando uma reflexão didático-pedagógica e epistemológica sobre a educação científica realizada nos espaços de educação formal e não formal, destacando-se algumas visões contemporâneas dos aspectos históricos epistemológicos da ciência;
  2. Formação Disciplinar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias em Ciências e Matemática, visando à atualização dos conteúdos específicos, com ementas próprias e bibliografia atualizada;
  3. Formação Complementar de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas optativas em Educação em Ciências e Matemática, visando ao desenvolvimento da pesquisa de mestrado;
  4. Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – Reúne disciplinas obrigatórias e optativas que tratam da pesquisa em Educação em Ciências e Matemática.
  5. Prática de estágio supervisionado de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – É uma disciplina obrigatória prevista para o terceiro semestre do Mestrado Profissional, que trata da reflexão sobre a prática docente na Educação Básica em Ciências ou Matemática, supervisionada pelo respectivo orientador. Ao final, o discente de mestrado deve apresentar um relatório, no qual desenvolverá uma reflexão sobre as contribuições do mestrado profissional a sua prática docente.

3. O curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática exige a aprovação em 31 créditos em disciplinas e em atividades complementares.

3.1. Para o mestrado, os créditos em disciplinas exigidos para complementação dos estudos são distribuídos da seguinte maneira:

  1. Formação Pedagógica e Epistemológica. 10 (dez) créditos obrigatórios.
  2. Formação Disciplinar em Educação em Ciências e Matemática. 3 (três) créditos obrigatórios – Debates Conceituais em Ciências I ou Debates Conceituais em Matemática I.
  3. Formação Complementar em Educação em Ciências e Matemática. Mínimo de 6 (seis) créditos optativos.
  4. Pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. 10 (dez) créditos obrigatórios.
  5. Prática de estágio supervisionado. 2 (dois) créditos obrigatórios.
  1. Total de Créditos Obrigatórios: 25 (vinte e cinco) créditos obrigatórios.
  2. Total de Créditos Optativos: 6 (seis) créditos optativos.
  3. Total de Créditos: 31 (trinta e um) créditos.

Quadro A. Itinerário formativo do EDUCIMAT/Ifes para 2 anos de mestrado profissional.

  FORMAÇÃO GERAL Créditos
01 Seminários de Pesquisa de Mestrado 02
02 Metodologia da Pesquisa I 02
03 Teorias da Aprendizagem 02
04 Análise e Produção de Recursos Didáticos 02
 

ITINERÁRIO 1

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

CAMPUS VILA VELHA DO IFES

 

ITINERÁRIO 2

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CAMPUS VITÓRIA DO IFES

 
01 História e Filosofia da Ciência 2 História e Filosofia da Matemática 2
02 Metodologias de Ensino de Ciências 2 Metodologias de Ensino de Matemática 2
03 Educação para o Século XXI 2 Educação Matemática Crítica 2
04 Debates Conceituais em Ciências I 3 Debates Conceituais em Matemática I 3
05 Pesquisa de Mestrado I 2 Pesquisa de Mestrado I 2
06 Pesquisa de Mestrado II 2 Pesquisa de Mestrado II 2
07 Pesquisa de Mestrado III 2 Pesquisa de Mestrado III 2
08 PESM 2 PESM 2
09 Optativa 1 2/3 Optativa 1 2/3
10 Optativa 2 2/3 Optativa 2 2/3
11 Optativa 3 2/3 Optativa 3 2/3
1 Grupo de Pesquisa 2 Grupo de Pesquisa 2
2 Seminário de Pós-graduação em ECM 2 Seminário de Pós-graduação em ECM 2
3 Certificado de Inglês 2 Certificado de Inglês 2
4 Exame de Qualificação de Mestrado 2 Exame de Qualificação de Mestrado 2
5 Trabalho Técnico-Científico 2 Trabalho Técnico-Científico 2
6 Defesa de Mestrado 2 Defesa de Mestrado 2
7 Apresentação do Produto Educacional 2 Apresentação do Produto Educacional 2

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página