Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Educimat
Início do conteúdo da página

Educimat

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 07h56 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 12h23

Índice de Artigos

 

O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/Ifes) do Instituto Federal do Espírito Santo é de natureza interdisciplinar, da Área 46 - Ensino, da CAPES/MEC, na modalidade Mestrado Profissional. Este programa de pós-graduação stricto sensu oferece o curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática que visa aos seguintes objetivos:

  1. Aprofundar os conhecimentos científicos adquiridos em curso de graduação.
  2. Desenvolver capacidades criadoras e técnico-profissional em ensino de ciências e matemática.
  3. Promover a competência pedagógica, ética e científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores em ensino de ciências e matemática.
  4. Formar profissionais que possam atuar como pesquisadores autônomos e como docentes em disciplinas da educação básica, da graduação e da pós-graduação.

O EDUCIMAT é dirigido aos profissionais da educação científica, portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, da educação básica ou superior, ou que atuem em espaços de educação não formal, como por exemplo o planetário, museu, centro de ciências e reserva ecológica.


O Mestre em Educação em Ciências e Matemática, egresso do EDUCIMAT, deverá ser, sobretudo, um profissional da educação, com perfil de pesquisador, engajado na construção da cidadania, capaz de desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos na área de Ensino, com qualificações para atuar como docente-pesquisador-formador diferenciado, produzindo projetos na comunidade escolar e ações que incidam em processos e/ou produtos que promovam qualidade do ensino e da aprendizagem na Educação Básica e da formação continuada de professores da Educação Básica, no contexto do ensino de ciências da natureza e matemática, e nas fronteiras desse conhecimento.

 


 
 
De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o “mestrado profissional” é uma modalidade da pós-graduação stricto sensu, que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Essa ênfase é a única diferença em relação ao mestrado acadêmico. Trata-se de uma resposta a uma necessidade socialmente definida de qualificação profissional com um enfoque diferenciado daquela possibilitada pelo mestrado acadêmico.
 
São objetivos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais:
 
I - capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
II - transferir conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;
III - contribuir para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas;
IV - atentar aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, quanto na organização de serviços públicos ou privados;
V - formar doutor com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração e transferência de tecnologias e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação.

 

Os títulos de mestres e de doutores obtidos nos cursos profissionais avaliados positivamente pela CAPES, reconhecidos pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, CNE/CES, e homologados pelo Ministro da Educação, terão validade nacional.

Cursos Recomendados pela CAPES no IFES:

Cursos Recomendados pela CAPES no IFES

Maiores informações sobre mestrado profissional da área de Ensino, acesse:

Portaria Capes No. 60, de 20 de março e 2019.

Relatório da Avaliação Quadrienal - Área 46/Ensino - Capes

Documento de Área - Ensino da Capes 2019 

Portaria de Reconhecimento Conceito 4 CAPES - Educimat

PORTARIA Nº 609, DE 14 DE MARCO DE 2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página