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Seleção Mestrado Educimat - 2022

Índice de Artigos

 

R - RESULTADO FINAL APROVADOS E ORIENTAÇÃO

Resultado Final: aprovados e orientação. (Atualizado às 16h50 do dia 16/12/2021)

 

Q - PRÉ-MATRÍCULA 

No dia 14 de dezembro de 2021, enviaremos para o e-mail de cada candidato o link de acesso para enviar a lista de documentos escaneados e para o preenchimento do formulário para efetivar a pré-matrícula.

Haverá um dia marcado pela Secretaria Acadêmica (CRA) do Ifes campus Vila Velha, em fevereiro de 2022, quando se efetivará a matrícula com a apresentação dos documentos originais.  

SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA POSTAGEM DO ARQUIVO E AVALIAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA. O candidato deverá postar um único documento em PDF contendo todos os documentos exigidos na pré-matrícula. 


PRÉ-MATRÍCULA DE ALUNOS INGRESSANTES: 14 a 29 de dezembro de 2021

DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO LINK DE ACESSO ENVIADO PELO E-MAIL:

a) Fotocópia digitalizada do histórico escolar da graduação.

b) Fotocópia digitalizada do diploma de graduação.

c) Fotografia 3×4 cm, recente.

d) Fotocópia digitalizada do documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou passaporte).

e) Fotocópia digitalizada da Certidão de nascimento ou casamento.

f) Fotocópia digitalizada do certificado de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino nascidos entre 1977 e 2003.

g) Fotocópia digitalizada do título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito) anos.

h) Prova de quitação com a Justiça Eleitoral, para maiores de 18 (dezoito) anos.

OBS: O documento CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL, que pode ser obtido através do site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, poderá substituir os itens “g” e “h”.

i) Fotocópia digitalizada do cadastro de pessoas físicas (CPF).

OBS: Caso o CPF já esteja no documento oficial com foto, não precisa ser apresentado novamente.

j) Formulário de matrícula devidamente preenchido. O link para o preenchimento do formulário será enviado para o e-mail do candidato.

 

 

P - Resultado Final do Processo Seletivo

RESULTADO FINAL

 

O - Resultado Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

PPI

  1. Lívia Ferreira Machado: APROVADA
  2. Luciano Carneiro Cardozo: APROVADO
  3. Clóves Vicente Lins: APROVADO
  4. Juliana Xavier Moreira: APROVADA
  5. Douglas Ferreira Salarini: APROVADO
  6. Matheus Icaro Vaz: APROVADO

PCD

  1. Rafael da Cunha Braga: APROVADO

 

N - Verificação da autodeclaração dos candidatos aprovados pelas cotas de PPI e de PCD

Convocamos os candidatos abaixo listados para o procedimento de Verificação da Reserva de Vagas para PPI Edital 68/2021.

  1. Lívia Ferreira Machado
  2. Luciano Carneiro Cardozo
  3. Clóves Vicente Lins
  4. Juliana Xavier Moreira
  5. Douglas Ferreira Salarini
  6. Matheus Icaro Vaz

Dia: 08/12/2021 às 16h em formato remoto (online). ​

Os candidatos receberão e-mail com o link reserva da sala virtual para o procedimento de verificação até o dia 07/12/2021.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto​, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

É responsabilidade do candidato: apresentar documento de identificação com foto​, estar em ambiente devidamente iluminado e sem ruídos prejudiciais a seleção, e com câmera e áudio de seus equipamentos eletrônicos destinados a verificação funcionando.

A entrevista não é pública e participa da banca somente o candidato e os membros da banca. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

Se houver qualquer problema de conexão na hora da entrevista, a banca poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de entrevista. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação.

Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

M - Resultado preliminar da Etapa 2

RESULTADO DA ETAPA 2 - ARGUIÇÃO DOS PROJETOS E MÉDIAS DAS NOTAS

ATENÇÃO: Notas detalhadas e resultado da ETAPA 2 também estão liberados na "Área do Candidato" no sistema de gerenciamento de inscrições. 

 

 

L - Horários das bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 23 a 27 de novembro de 2021. É importante que todos os candidatos fiquem atentos às informações explicitadas no item J, logo abaixo.

O link específico para acessar um ambiente remoto será divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo em até 24 horas antes da banca.

Horários das bancas de arguição da Etapa 2 (retificado após a correção de algumas datas com o ano errado)

 

K - Divulgação do Resultado da Etapa 1 RETIFICADO em 17/11/2021

Foi constatado erros na contagem de pontos de currículo de uma candidata da sublinha 3.5: Educação Não Formal. Tal alteração levou a candidata à Classificação para a Etapa 2. Considerando que temos dois candidatos de Ampla Concorrência e dois candidatos PPI aprovados, os quatro candidatos estão Classificados para a Etapa 2. 

Sendo assim publicamos o resultado com a devida retificação - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2.

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de Classificado (ou não classificado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas.

No sitema os candidatos classificados para a Etapa 2 tem como resultado final: APROVADO ou EXCEDENTE.

O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

 

J - Orientação em relação às bancas de arguição da Etapa 2

As bancas acontecerão de 23 a 27 de novembro de 2021, em link específico para acessar um ambiente remoto, divulgado no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo. Cada candidato deve ver o seu link no seu perfil, acessando http://educimat.selecao.net.br

A data e horário de cada banca será divulgada no dia 19 de novembro de 2021. 

ATENÇÃO: Até o dia 22 de novembro de 2021, menos de 24 horas antes da arguição, o candidato terá acesso ao horário e data de sua arguição, bem como o link para acessar o ambiente remoto. Todas essas informações estarão no perfil do candidato no Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo, acessando http://educimat.selecao.net.br.

Importante observar as recomendações feitas ao candidato que passará pela banca de arguição. Veja o texto a seguir!

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS NAS BANCAS DE ARGUIÇÃO - BANCAS REMOTAS

No dia 19 de novembro de 2021, a data e horário das arguições serão divulgadas no site do Educimat (https://educimat.ifes.edu.br/).

No dia 22 de novembro de 2021 estará disponível no site do sistema de inscrições na área do candidato (https://educimat.selecao.net.br/), além da data e horário, o link para o ambiente remoto no qual acontecerá a arguição.

BANCAS DE ARGUIÇÃO
As bancas de arguição acontecerão no período de 23 a 27 de novembro de 2021 e serão organizadas com tempo máximo de meia hora, distribuídos da seguinte forma:
a. Apresentação do candidato: dez minutos.
b. Arguição da banca: quinze minutos.
c. Intervalo entre as bancas: cinco minutos.

Bancas de professores. Cada banca prevê a participação de 3 professores, com horário, data e o link de acesso. No entanto, se houver algum problema de conexão, deve-se garantir um mínimo de 2 professores na banca examinadora. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

ATENÇÃO:
A - Todas as bancas serão gravadas.
B - O candidato deve garantir câmera e sistema de som (microfone e alto falantes) de forma que a banca possa vê-lo e ouvi-lo e ele possa ver e ouvir a banca de forma clara.

Tenha em mãos um documento de identificação original com foto (RG, CNH, etc.)

Atenção: é importante autorizar o navegador a acessar sua câmera e microfone, independentemente da plataforma a ser utilizada.


1. As bancas de arguição acontecerão de forma remota (salas de webconferência) e o link para a sala estará disponível em até 24 horas antes do horário da arguição no sistema de inscrições (https://educimat.selecao.net.br/). As arguições serão gravadas e servirão como material-testemunho caso haja algum tipo de questionamento durante ou após o processo seletivo. O conteúdo das gravações será preservado, utilizado no âmbito exclusivo da avaliação. Não haverá nenhum tipo de divulgação em hipótese alguma.

2. Observe a plataforma de sua conferência – Google Meet, BigBlueButton ou Conferência RNP. As salas de conferência utilizadas nas arguições serão de três plataformas:
a. Google Meet (https://meet.google.com/);
b. Sistema BigBlueButton (BBB) do campus Vitória (https://conferencia2.vitoria.ifes.edu.br/b/);
c. Sistema BigBlueButton (BBB) da RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/).

3. Aconselhamos que os candidatos busquem informações sobre como utilizar tais plataformas. Sugestões:
a. Vídeo orientativo sobre o uso do sistema BBB, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hso8yLzkqj8&feature=youtu.be;
b. Manual do Usuário da RNP, disponível em https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/manuais-de-uso-do-servico/manual-do-usuario.
c. Orientações acerca do uso do Google Meet disponíveis na internet: https://www.youtube.com/watch?v=u1Eq2ndy4jk.

4. As arguições não são públicas e participam da banca somente o candidato, os membros da banca e professores do programa. Qualquer participação externa, mesmo que como ouvinte pode levar o candidato à eliminação do processo seletivo.

5. O candidato pode utilizar apresentação em modelo PDF. Para a plataforma Google Meet, o candidato poderá compartilhar sua tela de apresentação do anteprojeto de mestrado.

6. Problemas de conexão do candidato. Se houver qualquer problema de conexão na hora da arguição, a banca examinadora poderá aguardar até 10 min para que o candidato reestabeleça a sua conexão. Restabelecido a conexão, o candidato continuará o processo de arguição. No caso de impedimento da banca, o candidato será contatado para remarcar nova avaliação. Somente será possível dar ao candidato uma chance de remarcação. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

FINALIZAÇÃO DA ARGUIÇÃO

7. Após os 25 minutos de arguição, o candidato poderá se retirar da sala e a banca examinadora dará prosseguimento no processo de avaliação.

8. Qualquer dúvida o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail pseducimat@ifes.edu.br.

 

 

I - Divulgação do Resultado da Etapa 1 após recurso

Foi constatado erros na modalidade de alguns candidatos no resultado divulgado anteriormente.

Sendo assim publicamos o Resultado com a devida retificação após recurso da Etapa 1 - nomes e classificação de candidatos habilitados para a Etapa 2.

Aqui o candidato encontra sua classificação e a situação de habilitado (ou não habilitado) para ETAPA 2. No perfil do candidato, poderá ter acesso as notas obtidas após recurso realizado. O sistema de gerenciamento do processo seletivo para o Mestrado - Educimat pode ser acessado no endereço: https://educimat.selecao.net.br/

 

Em algumas sublinhas o número de candidatos classificados para a Etapa 2 é inferior ao número do dobro de vagas.

Não houve um número de candidatos aprovados que atingisse ao dobro no número de vagas.

Candidatos aprovados são aqueles não foram reprovados nos critérios de (a) a (c) do item 8.4.1.1, como descrito no item 8.4.1.2 do Edital e que obtiveram nota igual ou superior a 60 pontos para a Etapa 2, de acordo com o item 8.6 do Edital.
São elas: ECT2.1 (dois candidatos aprovados); ECT2.3 (nenhum candidato aprovado); ECT3.1 (um candidato aprovado); ECT3.2 (nenhum candidato aprovado); ECT3.3 (três candidatos aprovados); EM1.2 (cinco candidatos aprovados); EM1.4 (nenhum candidato aprovado); EM2.1 (três candidatos aprovados); EM3.2 (quatro candidatos aprovados) .

 

Em algumas sublinhas o número de candidatos classificados para a Etapa 2 é superior ao número do dobro de vagas.

Tal situação se justifica por dois motivos:

1. Pelos candidatos cotistas PPI (pretos, pardos e indígenas) e PcD (Pessoas com Deficiência). De acordo com o Quadro 2 do item 3.4 do Edital, há dez vagas reservadas aos candidatos PPI e duas vagas reservadas aos candidatos PcD. Isso implicaria um total de vinte candidatos PPI e quatro candidatos PcD classificados para a Etapa 2.

Tivemos doze candidatos PPI aprovados na Etapa 1, distribuídos da seguinte forma: ECT1.1: um candidato PPI; ECT1.2: três candidatos PPI; ECT1.3: um candidato PPI; ECT2.2: quatro candidatos PPI; ECT3.5: dois candidatos PPI; EM3.2: um candidato. Não atingindo assim o dobro do número de vagas destinadas aos candidatos PPI.

Tivemos dois candidatos PcD aprovados na Etapa 1, distribuídos da seguinte forma: EM3.1: um candidato PcD e EM3.2: um candidato PcD. Não atingindo assim o dobro do número de vagas destinadas aos candidatos PcD.

Isso ampliou o número de candidatos aprovados para a Etapa nas sulinhas ECT1.1, com um candidato PPI classificado além das  vagas destinadas à ampla concorrência; ECT2.2, com dois candidatos classificados além das vagas detinadas às ampla concorrência e ECT3.5, com um candidato PPI classificado além das vagas destinadas à ampla concorrência.

2. De acordo com o item 8.6 do Edital "Em caso de empate na última vaga, todos os candidatos empatados serão convocados". O empate na última vaga ocorreu em duas sublinhas. Na sublinha ECT2.2, os três candidatos à última vaga de ampla concorrência tiveram a mesma pontuação, sendo todos classificados para a Etapa 2, dois a mais que o previsto no quadro 3A do item 3.6 do Edital, além dos dois a mais das vagas de PPI, relacionados anteriormente. Na sublinha EM3.1, os dois candidatos à última vaga tiveram a mesma pontuação, sendo ambos classificados para a Etapa 2, um a mais que o previsto no quadro 3B do item 3.6 do Edital.

 

 

H - Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1

Lista de candidatos com notas de cada avaliação e nota final - a lista está por número de inscrição

Atenção: O candidato tem acesso as notas de cada avaliação e a nota final pelo sistema de gerenciamento.

No endereço: https://educimat.selecao.net.br/ 

 

 

G - Homologacção das Inscrições após recursos

Inscrições Homologadas e Não homologadas

 

F - Homologação das Inscrições

Inscrições Homologadas e Não homologadas

As inscrições Não homologadas podem entrar com recurso de acordo com a data estipulada no edital. Na área do cadidato no site de inscrição (https://educimat.selecao.net.br/) o cadidato poderá ver, no campo Observações, o motivo da Não homologação e poderá anexar, junto ao recurso, os documentos faltantes ou com problemas.

 

E - Inscrições e informações

Inscrições e informações

 

D - Edital 68/2022 do Processo Seletivo Mestrado 2022 - retificado em 04/10/2021

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 04/10/2021, retificado a data de inscrição

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 24/09/2021, retificado o quadro 3B, Linha 3, sublinihas 3.1 e 3.2, destacados em verde.

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 20/09/2021, retificados os itens 8.4.1.1, 8.4.1.3 e 8.4.1.4, destacados em amarelo.

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL - retificado em 02/09/2021

EDITAL 68/2022 DO PROCESSO SELETIVO 2022 - MESTRADO PROFISSIONAL

Edital em Libras

EditalLibras

 

 

C - Documentos - Anexos do Edital - retificado em 02/09/2021

Anexo I - CRONOGRAMA GERAL (retificado em 04/10/2021)

Anexo II - AUTODECLARAÇÃO ÉTNICORACIAL

Anexo III - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO – CANDIDATO INDÍGENA

Anexo IV - AUTODECLARAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Anexo V - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO

Anexo VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

Anexo VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA DEFESA DO ANTEPROJETO

Anexo VIII - EMENTAS DAS SUBLINHAS DE PESQUISA

 

B - Modelo de Anteprojeto

MODELO DE ANTEPROJETO

 

A - Portaria da Comissão do Processo Seletivo Mestrado 2022

PORTARIA Nº 220 - 2021

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