Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Catálogo de Teses e Dissertações/CAPES
Início do conteúdo da página

Catálogo de Teses e Dissertações/CAPES

 

Catálogo de Teses e Dissertações/CAPES

 

Em julho de 2002, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou o catálogo de teses – CT com referências e resumos das teses/dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país, com o objetivo de facilitar o acesso a estas informações.

As informações bibliográficas das dissertações de mestrado e das teses de doutorado aqui publicadas são fornecidas diretamente a Capes pelos programas de pós-graduação de todo o país, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

Os dados disponíveis no Catálogo de Teses foram retirados do sistema Coleta em parceria com a área de informática da Capes. Inicialmente foram disponibilizados 125.000 resumos de teses/dissertações no período de 1996 a 2001. Em um trabalho contínuo pela melhoria e ampliação dos dados disponíveis, também foram resgatados e incluídos referências de trabalhos defendidos desde 1987 em diante. A partir de então, os dados são atualizados semanalmente após o informe de atividades pelos programas de pós-graduação do país à Capes.

Ao longo dos anos, considerando as solicitações de usuários com relação às consultas e alimentação do catálogo e ainda a disponibilidade de tecnologia mais avançada, verificou-se a necessidade de atualização da base de dados que foi desenvolvida em SilverStream, uma tecnologia da Novell. Assim, em 2013, tornou-se publica uma nova versão para o Catálogo de Teses, passando a utilizar a tecnologia Elastic Search (ES) e Java.

A ferramenta, que permitia a pesquisa apenas por autor, título, instituição, nível e ano de defesa do trabalho, agora também permite a pesquisa nos campos resumo, palavras-chave, biblioteca, linha de pesquisa, área de conhecimento, programa, agência financiadora, nível e, caso deseje, a possibilidade de pesquisar em todos os campos.

As dissertações do Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática do Programa Educimat,  poderão ser consultadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, através do Link: 

 

https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página