Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Dissertações e Teses
Início do conteúdo da página

Dissertações e Teses - 2016

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 13h53 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 08h41

Índice de Artigos

Dissertações de mestrado de 2016

BISSI, Tiago. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do antigo Egito. 19 de dezembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 149 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4474800

BONATO, Fernanda Soares da Silva. A educação matemática como parte integrante da escola para a vida: contribuições na formação de mulheres privadas de liberdade. 11 de novembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 86 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4039801

CASTIGLIONI, Viviane Rosa de Lima Ribeiro. Para além do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra. 21 de outubro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 133 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4216721

CELANTE, Gisele Xavier Malheiros. Momentos pedagógicos sobre destilação da cachaça: da contextualização histórica ao compromisso social. 06 de outubro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 100 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3980641

CESARIO, Anderson Antônio Alves. A construção do conceito de função por meio de uma atividade de modelagem matemática em um contexto do ensino técnico de nível médio. 07 de julho de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 151 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4841946

FERREIRA, Marcus Vinícius Vieira. Ensino e aprendizagem de movimento retilíneo pelas via das situações didática. 01 de dezembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 106 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4731318

LITTIG, Jonisário. Modelagem matemática e o conhecimento reflexivo: um estudo a partir da captação da água da chuva. 07 de julho de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 136 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3946042

MAIA, Christiane de Morais. História, matemática e ciências no ensino fundamental: proposta interdisciplinar em busca de um pensar crítico. 12 de dezembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 143 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5010018

MARQUES, Janaina Carneiro. O ensino do desenho técnico mediado pela história da arquitetura, matemática e computação gráfica. 07 de outubro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 236 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3929566

MOURA, Celcino Neves. Aprendizagem colaborativa entre agentes comunitários de saúde: proposta formativa sobre hipertensão arterial. 23 de setembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 179 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4104761

OLIVEIRA, Sabrine Costa. Reconstrução do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas. 19 de junho de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 167 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3932029

PAGUNG, Camila Maria Dias. Construção do conceito de função em um ambiente de modelagem matemática: estudo da renda de uma associação de reciclagem de resíduos sólidos. 15 de fevereiro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 133 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2847495

PEREIRA, Rubia Carla. Transposição didática: interações entre o sexto ano do ensino fundamental e a disciplina de teoria dos números em licenciatura matemática sobre o conceito de divisibilidade. 02 de fevereiro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 145 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7261533

RESENDE, Allana Cristini Borges. Aprendizagem em ciências e matemática de uma criança com trissomia 8: discussões a partir da teoria das ações mentais por etapas. 09 de novembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 133 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4216721

SA, Lauro Chagas e. Construção e utilização de maquete eletrônica para ensino de grafos: aprendizagens discentes a partir de uma abordagem histórico-investigativa. 17 de junho de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 150 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3927211

SILVA, Marcelo Scabelo da. Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica: o circuito ‘trilha da pedra da batata – mirante do sumaré’ do parque estadual da fonte grande (Vitória/ES). 01 de setembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 170 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3919192

SILVA, Maria Edwirgem Ribeiro da. Apropriação do uso de tecnologias digitais na realização de uma prática pedagógica: um olhar sobre a formação inicial do professor de matemática. 25 de novembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 132 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4698015

SILVA, Naysa Taboada. Objetos de aprendizagem na educação estatística: recursos didáticos no 1o ano do ensino fundamental. 21 de setembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 142 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4102438

SILVA, Nilson Alves da. Uma situação didática para ensino de números complexos com foco em eletricidade pela via da engenharia didática. 05 de outubro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 226p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7638868

SILVA, Rurdiney da. Educação matemática financeira no ensino médio: construção de atividades envolvendo calculo do custo de vida. 29 de julho de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 119 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3947867

SOUZA, Marinalva Conceição de. Conhecimentos de grandezas e medidas de professoras dos anos iniciais a partir da literatura infantil. 21 de novembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 184 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4154700

SOUZA, Roberta Resurreicao. (Re)construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada. 26 de junho de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2016 - 224 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4116843

VASCONCELLOS, Tatiany Vittorazzi.Ciências em quadros: as contribuições da arte sequencial para a educação científica no ensino de ciências. 29 de setembro de 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – Espírito Santo, 2017 - 259 p.
Baixe aqui o arquivo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7634453

registrado em:
Fim do conteúdo da página