Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Rio Doce Escolar
Início do conteúdo da página

Projeto Rio Doce Escolar

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 12h00

 

Título: Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce 

Site: projetoriodoceescolar.ifes.edu.br 
Mídias Sociais: Instagram e YouTube

Plano de trabalho: clique aqui

Vigência: 1º de fevereiro de 2022 a 30 de outubro de 2026

Área de conhecimento: Educação Ambiental; Formação de Professores

Coordenadora-Geral: Manuella Villar Amado
Lattes http://lattes.cnpq.br/8408494362639642

 

Instituição Sede: Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Vila Velha

Instituições Parceiras: Fundação Renova; Secretaria de Estado da Educação; FACTO

Assunto(s): Educação Ambiental; Formação de Professores; Acidente de Mariana-MG

Resumo: O projeto "Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce" (Projeto Rio Doce Escolar) pretende realizar formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários atuantes nas escolas) atuantes nas escolas públicas da educação básica em 4 municípios (Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares) localizados na região da bacia do Rio do Doce, no Estado do Espírito Santo, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O objetivo é atender 50% das escolas, cerca de 140 escolas da região com formações de Educação Ambiental, buscando articular os atores dos diferentes níveis de formação com ações práticas que resultem em produtos educacionais gerando impactos reais para a escola e o município, produtos esses que pretendem articular o chão da sala de aula em contexto interdisciplinar, com o PPP da Escola (Projeto Político Pedagógico), chegando até a construção de Planos Municipais de Formação Continuada em Educação Ambiental.

Serão ofertados 1 curso de “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental” de 240h, com 700 vagas, articulado com 1 curso de “Especialização em Educação Ambiental” de 380h, com 140 vagas, que estarão articulados com 14 dissertações de Mestrado e 7 Teses de Doutorado de discentes do Programa EDUCIMAT.

Para cada escola envolvida com o Projeto serão oferecidas 5 vagas para o curso de “Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental”, sendo 3 vagas destinadas à docentes de diferentes disciplinas, 1 vaga para um gestor e 1 vaga para um representante da comunidade com formação superior que tenha/terá envolvimento direto com ações educativas desenvolvias na escola. Esses 5 diferentes atores educativos irão formar um GT (grupo de trabalho) para desenvolver ações de educação ambiental na Escola dentro de uma temática ambiental. O produto final gerado por cada um dos atores educativos no final do Aperfeiçoamento será um Relato de Experiência de uma Proposta Pedagógica Aplicada (PPA), onde todas as propostas estarão articuladas dentro de um único Projeto de Educação Ambiental Escolar. As diferentes PPA’s serão construídas pelos educadores a partir das diferentes Metodologias Pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do curso de Aperfeiçoamento.

 

Notícias

Ifes firma parceria com Fundação Renova, Governo do Estado e Facto para oferta de cursos de formação ambiental

Programa Educimat seleciona estudantes de mestrado e doutorado para atuação no projeto Rio Doce Escolar

Prefeito de Linhares recebe Reitor do Ifes e equipe de gestão do projeto Rio Doce Escolar

registrado em:
Fim do conteúdo da página